O Autor

Gunther Baur (1955), um desbravador original, que saiu das fronteiras européias e que veio a dar no Brasil, lá no Piauí, reconstituindo a flora e a ‘colheita espontânea’

“Voltar a Natureza é voltar a si próprio” –

A alimentação antes do fogo

 

Günther Baur, então vivendo na fronteira da Itália com a Alemanha, até 1993, quando se iniciou na nova alimentação, pesava mais de cem quilos e levava sua vida de empresário com os mesmos males que assolam nossas sociedades contemporâneas.

Hoje, se dividindo entre São Paulo, aonde vem para difundir os projetos da SPA Bem Estar e da Naturel, em regiões marinhas e ribeirinhas, do Brasil, e Pernambuco onde vive com a sua esposa e a filha recém nascida Érica, Günther mostra uma forma física e uma disposição de fazer inveja. E mais: assegura jamais ficar nem levemente doente.

A escolha pelo território ainda pouco explorado do estado do Piauí não foi por acaso. Günther assegura haver pesquisado muito antes de se estabelecer por lá. “Os solos e as águas para desenvolver uma agricultura natural precisavam ser os mais intocados e despoluídos possíveis”. E uma vez que a base da alimentação rigorosamente natural é as frutas frescas, seguida das verduras, o abastecimento desta dieta passou a ser prioridade para ele.

“Fiquei muito decepcionado com a famosa variedade de frutas tropicais brasileiras; infelizmente, era tudo contaminado e cultivado sob os piores métodos”.

Hoje seus esforços são no sentido de recuperar árvores frutíferas e silvestres como na época do Descobrimento e de apoiar e somar forças ao já crescente mercado de agricultura orgânica que se desenvolve no Brasil.

Jezebel Salem, Jornalista SP